A atuação de pequenas e médias empresas no atual contexto de recuperação econômica após a pandemia, obriga as empresas a reforçarem suas medidas de segurança além de garantir o uso de máscaras ou gel higienizante.
Neste momento, o cliente espera que todos os produtos que chegam em casa sejam 100% seguros e, pensando nisso, buscarão empresas que possam garantir o correto manuseio do envio remoto.
Segundo informações de empresas de entregas como a DHL ou a FedEx, os protocolos de segurança estão cada vez mais rígidos, seguindo recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) para reduzir qualquer possibilidade de contágio na entrega de pacotes.
Por exemplo, a FedEx explica a seus usuários que a probabilidade de contaminação de produtos comerciais por uma pessoa infectada é baixa; assim, o risco de contrair o vírus que causa o Covid-19 de uma embalagem que foi movida, transportada e exposta a diferentes condições e temperaturas também é muito reduzido.
Neste link você pode ver as medidas implementadas pela FedEx, bem como as perguntas mais frequentes de seus usuários. Se sua empresa implementou o delivery devido à pandemia, você pode analisar essas medidas e tomar aquelas aplicáveis ao seu negócio.
Nesse mesmo sentido, a DHL destaca que todas as suas remessas estão de acordo com os protocolos estabelecidos pelas autoridades oficiais de cada país, seguindo as recomendações tanto de organizações internacionais como das autoridades sanitárias locais, aplicando os mais rígidos padrões na entrega de embalagens.
As medidas preventivas vão desde um maior distanciamento social até a higienização das remessas, garantindo que um produto livre de contágio chegue na porta da casa do usuário.
Para ver as ações que a DHL está aplicando durante a contingência de saúde clique aqui.
De acordo com os protocolos das empresas internacionais, será muito importante para as PMEs garantir que os produtos enviados aos seus clientes tenham um risco muito baixo e por isso os encorajamos a aplicar as mesmas medidas utilizadas pelas grandes empresas de entrega e, se necessário, assumir a entrega em domicílio de seus produtos, dando aos consumidores a confiança de um risco muito baixo de Covid.
Como parte do caminho de recuperação que as micro, pequenas e médias empresas devem seguir, é muito importante assumir o compromisso de entregar um produto 100% seguro aos clientes, fator chave para manter a fidelidade do usuário. A seguir estão algumas das recomendações que as empresas devem cumprir, diante da nova operação de negócios:
– Acompanhe os produtos desde o momento em que saem da empresa até que o cliente confirme o recebimento.
– Envie uma mensagem ou ligue para o cliente para ter certeza de que a mercadoria está segura e pode ser manuseada sem nenhum risco de contágio.
– Estabeleça um canal de comunicação aberto com o cliente. Nesse momento, o que os usuários mais valorizam é o atendimento personalizado e a confiança para inserir um novo produto em sua casa. Também é possível acompanhar a satisfação do usuário com o produto.
– Se a empresa não considerava a entrega em domicílio antes da pandemia, isso será essencial neste ponto como um canal de vendas, enquanto os usuários recuperam a confiança em sair de casa e retornar aos estabelecimentos públicos de forma recorrente.
Qual dessas medidas você aplica às suas entregas?